Evidências científicas dos benefícios da avaliação pré-anestésica

Novidades

As evidências científicas dos inquestionáveis benefícios da avaliação pré-anestésica, com o suporte da literatura atualizada.

Desde as décadas de 80 e 90 já foi demonstrada a redução do cancelamento de cirurgias e da realização de exames desnecessários.

Nos anos 2000 foi comprovada a custo-efetividade da avaliação pré-operatória e a redução do tempo até a realização do procedimento (baseado em evidências científicas).

Agora, em 2016, ficou comprovada a redução de 52% da mortalidade hospitalar (baseado em evidências científicas).

São evidências científicas muito expressivas para serem negligenciados.

A avaliação pré-anestésica ambulatorial, antes da internação hospitalar, melhora vários desfechos importantes e aumenta a qualidade e segurança do procedimento anestésico-cirúrgico.

Durante a avaliação pré-anestésica o paciente terá a oportunidade de conversar com o médico anestesista para receber orientações pré e pós-operatórias e poderá tirar suas dúvidas sobre o ato anestésico.

Na consulta pré-anestésica que o paciente recebe o termo de consentimento livre e esclarescido (que contém informações sobre o procedimento) e assina, autorizando que seja realizada sua anestesia.

O termo de consentimento anestésico é obrigatório para qualquer procedimento anestésico.

A avaliação pré-anestésica é um direito do paciente, uma obrigação dos prestadores de serviço em saúde e, presente nas resoluções das instituições de classe.

 

The Many Benefits of a Preoperative Clinic

Infographics in Anesthesiology  |   August 2016

Authors: Jonathan P. Wanderer; BobbieJean Sweitzer; Angela M. Bader; James P. Rathmell

Compartilhe:

Esta publicação foi relevante?

Experimente a versão gratuita